terça-feira, 14 de setembro de 2010

Marina passa Serra

Marina passa Serra.Pesquisa Datafolha começa a mostrar que o segundo turno é possível
Todos somos informados dos dados finais das pesquisas eleitorais, mas poucos de nós sabem do detalhamento delas. E é no detalhe que vemos Marina crescer e o sonho de levá-la ao segundo turno realidade.
Na última pesquisa Datafolha, quando se pergunta em quem o eleitor votará mostrando quem são as opções, Marina Silva tinha 10% a cinco dias e subiu para 11%. José Serra caiu de 26 para 27% e Dilma Roussef aparece com os mesmos 50% de cinco dias atrás. Nessa pesquisa induzida, são 4% os que anulariam o voto ou votariam em branco e 6% estão indecisos
Mas vamos a outra forma de perguntar o eleitor nas ruas. Quando a declaração de voto é espontânea, sem apresentação das opções de cadidatos, a taxa de indecisos sobe para 28%. Pouco mais de um quarto dos eleitores ainda não depositou seu voto de confiança.
Outro dado interessante é a rejeição aos candidatos, a resposta à pergunta: "Em que você NÃO votaria?" Serra subiu de 31 a 32% nos últimos cinco dias. Dilma de 21 para 22%. E Marina caiu de 17 para 16%.
Marina subiu apenas um ponto na pesquisa geral. Mas entre os que têm nível superior Marina subiu 4 pontos, enquanto Dilma Roussef caiu 5 pontos percentuais.
Na segmentação por estados pesquisados pelo Datafolha, pode-se observar oscilação positiva de Marina acima de 1% em São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. No DF, Marina subiu de 16 para 24% nos últimos cinco dias. Enquanto Serra caiu de 25 para 16%. Marina passa Serra no Distrito Federal. No Rio de Janeiro, falta muito pouco, apenas 5 pontos percentuais.
No Amazonas, não pesquisado pelo Datafolha, Marina também passou Serra. Segundo a pesquisa mais recente da empresa Perspectiva, em 22 de agosto, Marina Silva tem 14% das intenções de voto, enquanto José Serra tem 10% e Dilma Roussef tem 67%. Na pesquisa espotânea, Marina, Serra e Dilma têm, respectivamente, 7%, 5% e 47,8%. E os indecisos somam 40% no Amazonas.
O Datafolha é restrito a poucos estados. Você tem dados de pesquisas em outros estados? Compartilhe aqui! O importante é sempre citar o link da pesquisa na internet, para podermos atualizar a notícia.



Nenhum comentário: