quarta-feira, 22 de outubro de 2008

História da Música Acreana

Daniel Pereira de Mattos

Daniel 

Música composta por Daniel Pereira de Mattos na década de 40 do século passado e tocada pela Banda de Música da PM Acre. Esta gravação é um resgate de uma música praticamente desconhecida

 

Sobre Daniel Pereira de Mattos

Daniel Pereira de Mattos

Ninguém melhor do que Daniel Mattos para começar a gravação dos musicos acreanos neste “Registro Musical”. Isto deve-se, não à popularidade de suas musicas e nem à contribuição estilística que Daniel tenha porventura trazido para este campo das artes acreanas, motivações que poderiam parecer naturais neste tipo de trabalho. Mas porque ao longo de seu percurso Daniel Matos viveu entre e através de três universos musicais completamente distintos e de igual importância na compreensão das características que a musica acreana veio a adquirir durante sua formação.

Nascido no Maranhão, Daniel veio para o Acre como marinheiro mercante, sem que se possa precisar exatamente quando. O importante é que estava de passagem, mas resolveu ficar por aqui até o fim de sua vida.

Tratava-se de um homem extremamente habilidoso que desempenhava diversas profissões com igual desenvoltura. Assim pôde ser cozinheiro do seringal de José Ferreira, marceneiro, carpinteiro e barbeiro no Papôco e na Seis de Agosto. Mas fundamentalmente era boêmio. Como bom ex-marinheiro, gostava da noite, de mulheres, de bebida e de musica, tocando instrumentos (violão e violino) que ele mesmo fabricava. Seguindo nessa vida, Daniel tornou-se um musico que tanto tocava nos conjuntos de pau e corda e nas muitas serenatas que aconteciam na madrugada de Rio Branco, quanto compunha valsas que eram tocadas pela Banda de Musica da cidade, apesar dos formalismos dessa instituição. Tinha trânsito livre, portanto, entre as camadas mais populares e a elite acreana. Entretanto, a vida na bebida e na boêmia, consumiram rapidamente sua saúde e levaram-no bem perto do fim. Foi quando Mestre Irineu Serra, seu conterrâneo e fundador de um centro de trabalho espiritual com Daime, o recolheu e fez-lhe um longo tratamento de recuperação. Daniel ainda voltou as ruas, mas novamente foi ajudado pelo Mestre Irineu.

Após o segundo tratamento Daniel Mattos começou também a desenvolver um trabalho espiritual, rezando crianças e atendendo pessoas com os mais diversos problemas na casa que construiu no seringal do velho Manoel Julião (hoje Vila Ivonete). Aos poucos o trabalho deu resultados, cresceu e junto com seus seguidores, construiu um Templo para realizar seus rituais e caridade. A essa altura dos acontecimentos, as valsas e musicas compostas por Daniel Mattos já haviam passado, há muito, a ter sentido religioso e espiritual, transformando-se em hinos. Como já acontecera nos trabalhos desenvolvidos no Alto Santo de Mestre Irineu.

Ainda hoje, os hinários (preces musicadas utilizadas durante os rituais religiosos) fazem parte de todas as diferentes orientações que se desenvolveram no trabalho espiritual com o Daime. Quanto à linha de trabalho, iniciada por Daniel Pereira Mattos, frutificou e deu origem a diversos centros em Rio Branco, envolvendo parcela significativa da sociedade acreana.

Ou seja, Mestre Daniel foi o raro tipo de homem que conheceu o privilégio de andar pelos caminhos dos homens comuns e/ou marginalizados (com suas serenatas e boêmia), das camadas mais abastadas da sociedade e seu mundo de formalidades (com as valsas tocadas pela Banda) e da religiosidade que nasceu na floresta circundante e nela se reencontrou (com seus hinos que conquistaram tantos corações).

Texto de Marcos Vinicius Neves a partir da pesquisa de Silvio Margarido, Jorge Nazaré e Danilo de S'Acre

Um comentário:

João do Trindade disse...

Linda Música e Execução.

Estudei, já como 3ª geração, nas Cartilhas Músico-Espirituais de Mestre Daniel, na Barquinha que se formou aqui em Brasília (década de 1990).

Se puder me envie esta música, Quero postar em meu site de pesquisa, onde divulgo as Escolas Espirituais com Chá, além doutras.

No site, diviulgado em anexo, tem e-mail, currículo etc.

Grato, parabéns, abraço.