sábado, 19 de maio de 2012

Inútil mente


Assisti calado ao espancamento. Eu estava distante. Vendo, pela televisão, ao linchamento de um “inocente”. E quase me vi no lugar dele. Sem chance de defesa, os olhares que julgavam enquanto socos e chutes executavam a justiça dos desesperados. Para alguns, ou a maioria, era mais um ladrão “noiado”  pagando o preço de sua ousadia. Para os braços carrascos só mais umas gotas de suor e sangue derramados naquele dia comum. Para a mãe, que sabe o pai e os irmãos, a profecia revelada em noites insones a espera de um retorno. Acabava, logo ali, na minha frente, tão próximo e tão distante, as esperanças e a vida. A morte o engolia num mergulho redentor como num encanto. Talvez nos console a frágil certeza de que partiu desta para uma melhor. O que teria sido mesmo melhor? A cadeia? A clinica de recuperação ou este abandono que o tempo aplica, como uma severa lei, aos adictos? Afundado nas águas do desengano ele teve enfim o que merecia. A solidão dos desaparecimentos, a invisibilidade social e humana que a dependência imprime em seus adeptos. Que moral ainda me cabe refletir e julgar a falta de políticas para preservar vidas em tão indigno desenlace? De longe, vendo o que me é tão próximo e caro, só posso me envergonhar de ser e ter sido conivente com tal sofrimento. Ao me afastar disso e distante assistir, me falta aquele passo, o que talvez me aproxime da coragem de dizer que, como eu, eles não merecem a justiça ignorante dos ausentes. E possa desligar a TV que me mostra o quão distante estamos da realidade.

Nenhum comentário: